Bolo Rei - Rainha








Ingredientes:
500 g de farinha de trigo, 25 g de fermento de padeiro, 1 dl de leite morno, 160 g de açúcar mascavado, 140 g de manteiga, 1 c. (de chá) de sal, 50 g de mel, 2 ovos, 2 c. (de sopa) de Vinho do Porto branco, raspa de 1 laranja, 20 g de sumo de laranja, 300 g de: nozes, amêndoas, pinhões, sultanas.

Decoração:
1 ovo para pincelar, nozes, amêndoas e frutas cristalizadas, açúcar em pó, geleia q.b.

Preparação:
Numa tigela grande desfaça o fermento com o leite morno. Adicione o açúcar mascavado, a manteiga amolecida, o sal, o mel, os ovos, a raspa e o sumo de laranja e a farinha. Amasse tudo envolvendo o Vinho do Porto aos poucos. Deve obter uma mistura homogénea e com elasticidade. Estenda a massa, espalhe os frutos secos e forme uma bola. Tape a massa com um pano húmido e deixe-a levedar durante 60 minutos. Faça um buraco no centro da bola dando a forma de uma argola. Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal antiaderente e pincele a superfície da massa com o ovo batido. Decore o bolo com nozes, amêndoas e fruta cristalizada e deixe levedar durante mais 30 minutos. Leve ao forno a 180º C durante 30 minutos. Depois de cozido, pincele com geleia e decore com montinhos de açúcar em pó.

Notas:
- Passo a explicar o nome Bolo Rei – Rainha… Bolo Rei por fora e Bolo Rainha por dentro!

-“ Mas isto não existe, ou é uma coisa ou é outra!”

- Ele (marido) até tem uma certa razão, mas eu queria fazer um 2 em 1:

- Testar novamente a receita do bolo Rainha que publiquei há uns dias atrás…

e

- Testar as frutas cristalizadas, porque o ano passado ficaram um bocadinho rijas, da maneira que fiz, que foi retirá-las da caixa, cortar em tiras e aplicar no bolo… mas desta vez, coloquei-as demolho em água morna cerca de 20 minutos e depois é que as apliquei. Fiquei muito contente com o resultado, porque como já não tinham açúcar por cima, quando liguei o grill, já não caramelizaram! O grill, dá um bocadinho de jeito, para dar aquela cor ao bolinho.

- Mas acho que ainda não fiquei aqui pelas experiências, enquanto isso, vou-me deliciando aqui com uma fatiazinha e apurar o que posso melhorar…

Beijos e abraços

4 comentários:

  1. Marta
    Ficou bem bonito o teu bolinho, perfeito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabens Marta,
    o bolo rei tem um aspecto maravilhoso!!!

    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  3. bolo rei ou rainha para mim tanto me faz pois ele esta 5* parabens beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olha eu cá para mim adorei a ideia, deve ter ficado uma delicia e ficou lindo.
    Beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...