Bolo de Bolacha com Buttercream

Em primeiro lugar quero agradecer a quem me felicitou pelo meu aniversário. Confesso que não é de todo o meu dia favorito. Mas enfim, lá faço um esforço para não o tornar assim tão difícil… No entanto, acho que já vou conseguindo lidar melhor com o dia à medida que os anos passam :)
 
Deixando isto um pouco de lado, vamos lá ao bolinho que eu preparei na noite anterior ao meu aniversário… A escolha estava feita há já algum tempo… Bolo de Bolacha, se bem que conheço alguém que torce sempre o nariz (a minha mãe), mas já diz o ditado: “Casa de ferreiro, espeto de pau”
 
-“Mas queres que te faça um bolo?”
- “Não, deixa lá… Eu faço qualquer coisa (Cá com os meus pensamentos… Bolo de Bolacha!!!)
 
Também tinha pensado no formato retangular, bem mais fácil de partir e com menos creme na fatia… Lá comprei eu pela primeira vez, bolachas torradas por terem esse formato.
 
Para o creme decidi fazer uma pequena variação às gemas que usava anteriormente. Mais nada estava idealizado, mãos à obra e depois logo se vê!!!
 
 



Ingredientes:
2 pacotes de bolacha tostada Cuétara
café bem forte
180 g de açúcar em pó Sidul
150 g de manteiga com sal Mimosa
150 g de creme vegetal Vaqueiro
3 c. (de sopa) de leite
3 gotas de aroma de baunilha

 

Preparação:
Faça café bem forte e deixe arrefecer completamente. Faça entretanto o creme. Bata muito bem a manteiga com o creme vegetal durante uns minutos, com a batedeira elétrica em velocidade média. Adicione lentamente o açúcar, diminuindo a velocidade. Continue a bater até formar um creme. Adicione o aroma de baunilha e continue a bater. No fim adicione o leite e bata por mais 3 minutos. Molhe as bolachas no café com muito cuidado para não as desmanchar. Disponha-as a gosto, num prato de vidro ou de loiça. Espalhe por cima um pouco de creme, com a ajuda de uma espátula. Repita a operação até terminarem os ingredientes. A última camada, deve ser de creme. Decore a gosto.
 
 









Notas:

- Para escrever a dedicatória juntei um bocadinho de chocolate líquido ao creme e coloquei num cartuchinho feito com papel vegetal.
 
- Não tinha idealizado bem esta decoração, mas como já não tinha muito creme e a hora já ia avançada, foi o que fiz.
 
- Ainda dei uma vista de olhos às decorações que tinha por lá, mas nenhuma me convenceu… Então coloquei o bolo no frigorífico até ao dia seguinte… De noite lá fui pensando numa forma de decorar o meu bolo, que tinha ficado tão triste…
 
- Lembrei-me!!! Flores!?! Tenho que ir ver o que é que há pelo jardim…
 
- Assim que saí à porta vi estas lindas flores azuis e pensei “ É isto mesmo que está a faltar: Cor!”
 
- E lá fui eu toda contente terminar o bolo, porque há hora de almoço não vinha a casa e depois já não teria muito tempo até ao jantar.
 
- O mais engraçado é que fui para comprar as velas e depois desisti… Ainda tinha umas novas lá em casa, só precisava de fazer uns números… Pensei imprimir, mas depois passou-me…
 
- Quando já estava a preparar o jantar, lá me lembrei dos números! Peguei num bocado de pasta de açúcar e resolvi o assunto, não ficou nada de especial, mas foi o que consegui improvisar.
 





- A Nina para assustar a avó à hora de almoço disse :- “O bolo da mãe é roxo!” Deviam ver a expressão da minha Mãe!!!

 

- Só me deu vontade de rir… Mas também era o meu dia! O dia do meu aniversário que felizmente já passou.
 
 
 
 
 
Beijinhos e fiquem bem.
 
 
 
 
 
 

11 comentários:

  1. Ficou super giro, e devia estar delicioso :)
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns atrasados, Marta! O bolo ficou lindo!! Adorei a decoração com as flores, deram-lhe imensa vida :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Mas que maravilha, um bolo perfeito que eu adoro, bjokitas de parabéns minha querida

    ResponderEliminar
  4. Olá Marta! Eu também tenho a mania de fazer as coisas assim: vamos indo e vamos vendo! Também costumo fazer o bolho de bolacha com as retangulares torradas, acho que fica melhor. Gostei muito do recheio. É um pouco diferente do meu, vou levar a receita. Quanto à decoração: Linda!

    Aproveito para a convidar par participar no desafio http://flordesall.blogspot.pt/2013/07/ganhe-um-cabaz-de-produtos-saloinha.html

    ResponderEliminar
  5. A ideia das flores foi optima, deu cor e gostei dos números. O resultado final pode não ter sido o que tinhas pensado mas ficou muito bonito!!! bjks

    ResponderEliminar
  6. Está lindo. Eu acho que está bem especial.

    ResponderEliminar
  7. O bolo ficou lindo. Parabèns atrasados. Bjs

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns Marta :)muitas felicidades
    O teu bolo está muito lindo, adorei a cor, as flores e as "velas" improvisadas :) está tudo fantástico.
    Sendo bolo de bolacha está perfeito, eu adoraria comer uma fatia :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Ficou lindo, adorei!

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amaderensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...