Morangueiros e Morangos

Olá! Aqui estou eu após alguns dias de preguiça/desânimo,… ou o que lhe queiram chamar… Há alturas assim, menos inspiradoras… Por isso hoje, começo por partilhar outras coisas que não receitas… Uma das minhas atividades preferidas ao ar livre!!! Tão bom… Afasta pensamentos negativos e más energias...

Esta mensagem já vem um pouco atrasada, mas de certo modo, ainda a tempo, porque já consigo ter todas as fases e assim evito uma nova publicação.

A história dos morangueiros já começou no ano passado… Comecei por trazer uns 6 vasinhos de casa dos meus pais… Esses morangueiros ganharam guias e eu fui aproveitando todas… Resultado, alguns morangueiros para esta estação.

Fui guardando também os garrafões de água… Anteriormente só comprava garrafas, mas com a ideia de futura utilização, rapidamente mudei esse hábito de compra.

Agora vendo o resultado final, também começo a perceber o que fiz mal e o que posso melhorar para a próxima época.

Março 2014 

Março 2014 

Abril 2014 

 Abril 2014 

 Abril 2014 

 Abril 2014 

Uma das coisas que fiz mal, foi colocar 2 pés de morangueiro num garrafão deitado. Eles ficaram afastados uns dos outros, mas com o crescimento eu deixei de ver os garrafões… Resultado, há pouco tempo, tive que andar a cortar folhas e mais folhas…

Com o garrafão deitado, basta apenas um pé de morangueiro, mas ao início aquilo parecia tão despido, que eu não resisti a colocar 2.

Quando estavam na 1.ª floração, adubei-os com um pouco de adubo azul, uma vez que a terra que coloquei nos garrafões é uma mistura de terra com folhas de sobreiros.

Já os morangos estavam prontos a colher e eu contente da vida, porque os passarinhos não lhes tocavam… Pensava eu que já estavam habituados de ver os aros e rolhas vermelhas e não ligavam aos morangos… Mas foi sol de pouca dura, num virar de costas, quando cheguei no dia seguinte já não havia para ninguém, mesmo aqueles mais escondidos e virados para a parede…

Lá fui eu colocar uma rede de proteção! Assunto resolvido.


Maio 2014  

Entretanto já estamos na 2.ª fase de floração e penso que devem ficar por aqui, uma vez que as guias já são mais que muitas. O difícil vai ser perceber quais são os melhores… Tenho lá uns que são doces, mas moles e outros mais rijos e carnudos, prefiro estes últimos. Vou tentar escolher as melhores guias e começar com as mergulhias. Esta é a primeira… Em que desta vez, optei por cortar apenas a parte de cima do garrafão, de modo a que fique com mais terra e o possa encostar ao muro, colocando à sua frente os garrafões cortados na horizontal, para ocuparem menos espaço. Assim que a mergulhia apresente sinais de crescimento, já posso cortar a guia e tornar assim o morangueiro autónomo, pronto para a nova época. 

Maio 2014   



Espero que tenham gostado.


Beijinhos e fiquem bem.



3 comentários:

  1. O meu marido chegou a plantar mas não deu nada.
    Os teus estão lindos
    bj

    ResponderEliminar
  2. Assim é que se vai aprendendo amiga! Já tens mais sorte que eu que na minha varanda não consegui fazer foi nada porque apanha pouco sol, só tenho duas ou três ervitas que lá vão resistindo, mas tenho pena, gostava muito de conseguir fazer uma horta também... enfim!! Espero que esse teu desanimo não venha de nada de grave e que logo logo nos voltes a contagiar com a tua boa disposição! Se for preciso também ai vou num instante animar-te! :P
    Beijinhos querida!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...