Pão Doce com Canela e Fruta Cristalizada Passo-a-Passo


Depois de ter feito este bolinho aqui, fiquei com vontade de fazer mais experiências e esta foi uma delas… Eu adoro bolo-rei e se pudesse, até podia comer uma fatia todos os dias. Devia ser até enjoar :) Mas pronto… Eu que nem era muito de massas de amassar, agora virei-me para elas. É um anti-stress… Vingo-me nelas enquanto as estou a fazer e depois a comê-las… Mas aqui só para nós, eu acho que elas também se vingam em mim… Mas o verão ainda está longe!!!

 Vejam aqui o passo-a-passo:








Ingredientes:
60 g de água
100 g de farinha T55
40 g de fermento fresco

500 g de farinha T55
120 g de açúcar
160 g de água
40 g de Vinho do Porto
100 g de margarina
raspa de 1 laranja
1 c. (de sobremesa) de fécula de batata

canela em pó
fruta cristalizada
nozes picadas
amêndoa laminada
1 ovo
mel

Preparação:
Coloque na taça da batedeira o fermento, a água e a farinha. Use as varas de amassar e amasse durante aproximadamente 2 minutos aumentando gradualmente a velocidade, até formar uma pequena bola. Retire e reserve durante 10 minutos.

Na taça da batedeira coloque a farinha, o açúcar, a água, a margarina, o Vinho do Porto, a raspa de laranja e a fécula de batata. Use as varas de amassar e amasse durante 3 minutos aumentando gradualmente a velocidade. Adicione depois a primeira massa reservada e volte a amassar durante 4 minutos. Reserve a massa numa tigela polvilhada com farinha e deixe descansar durante 30 minutos. 

Polvilhe uma superfície com farinha e estique a massa com um rolo dando um formato retangular à massa. Polvilhe a massa com canela a gosto. Espalhe as frutas cristalizadas, depois as nozes e de seguida a amêndoa. Enrole como se fosse uma torta. Aconchegue a massa com as mãos e espalme ligeiramente o rolo. Forre um tabuleiro com papel vegetal não aderente e coloque nele o rolo. Com uma faca faça cortes de um lado do rolo. Vire o tabuleiro e faça cortes do outro lado do rolo. Comece a torcer para o mesmo lado, todos os pedaços que cortou. Vire o tabuleiro e repita a mesma operação do outro lado. Deixe levedar durante 60 minutos em local quente. 

Bata o ovo com um garfo. Pincele com o ovo batido. Polvilhe com a amêndoa laminada. Leve ao forno a 180º C, cerca de 30/40 minutos. Faça o teste do palito. Assim que sair do forno, pincele com mel. 


Bom Apetite!



Marta

2 comentários:

  1. Para além de ter ficado um pão doce bem lindo, imagino que deve ser saboroso ;)
    Beijinho
    http://acucarsal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo e bem guloso,...deu vontade de provar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...